Ricard Canals
Com Mazu e Helena | Data: 05/04/2014
O QUE EU APRENDI NESSE CURSO?
. Que o "nai no nai no" é o nosso "lerererelerere"
. Que o cantaor canta fazendo careta porque ele "dá" a música pra quem tá ouvindo, mas depois "pega de volta". Diferente do sambista que manda um "PORTÉÉÉÉLAÁÁÁ" com os dois braços abertos e a boca do tamanho de uma caçapa.
. Que quem é muito "dado" não vai fazer muitos amigos no flamenco (isso vai ser bem difícil mudar em mim rs...)
. Que cantar e palmear é mais difícil do que assoviar e chupar cana
. Que palmear é o ponto mais importante no flamenco, pois é quem dá o ritmo. Quem palmeia é "O CARA"
. Que a gente tem que ter nossos "saquinhos de passos", pra saber o que usar na hora de improvisar (e que para ter saquinhos de passos vai demorar um tempo)...
. Que flamenco é uma arte múltipla: cante, guitarra, baile - todos têm sua hora de aparecer e "quando um burro fala, o outro abaixa a orelha". É um tricô, cheio de meandros. Cada um tem sua hora e é bom o outro respeitá-la.
. Que o bailaor tem que entender de música e de canto, que o cantaor e o guitarrista têm que entender de baile. Caso contrário, ninguém vai respeitar ninguém.
. Que ao improvisar a gente automaticamente perde a memória (quando se entra na roda a cabeça fica branca, a vista fica turva e a gente não ouve nada. É quase como ficar bêbada pulando carnaval...)
. Que esta arte é tão apaixonante que fui olhar no mapa da Espanha onde ficam as cidades citadas (Cádiz, Jerez, Sevilla - Triana), coisa que eu não fazia desde a 5a. série...
A SEGUIR, UM POUCO DE TEORIA, JÁ QUE NÃO NASCEMOS BAILANDO
Este ritmo de compasso quaternário é muito tradicional dentro do Flamenco e possui várias classes. Temos os Tangos malegueños, de Triana, e os populares Tangos de Cádiz. Este palo é marcado por letras que vão desde a alegria até letras com tons de melancolia. A origem é desconhecida e acredita-se que é um dos mais antigos e básicos cantes ciganos. É um palo com presença marcante da sensualidade e emoção, tendo um ritmo estimulante. Não pode ser confundido com o Tango argentino, pois a única semelhança que o Tango Andaluz possui com o Tango Argentino é o compasso. (Fonte: http://fashionatto.literatortura.com/2013/10/17/flamenco-musica-danca-e-sentimentos/)
PARA BAILAR POR IMPROVISO (TEORICAMENTE FALANDO...)
. Cante de Salida
. Chamada de 8 tempos
. Frase 1 do cante (faz uma graça com o braço, ou fica paradinha)
. Respiro (manda um sapateado de 4 tempos). Se não tiver respiro, suspende o sapateado...
. Frase 2 do cante, geralmente igual à primeira (manda um passinho, 8 tempos)
. Frase 3 (manda um passinho, 8 tempos)
. Chamada (se for continuar, e faça bem feita pra não deixar dúvida)
. Ou Arremate se for parar (pode recorre, puxando na diagonalr e depois arrematar)
. Sai fora que tem mais gente querendo entrar...
MELHOR SITE DE FLAMENCO DE TODOS OS TEMPOS, SÓ QUE EM ITALIANO...
http://depaloenpalo.wordpress.com/basicos-e-derivati/tangos-2/tangos/
INFOGRÁFICOS FLAMENCOS (Entendeu ou preciso desenhar? Precisou...):
PARA BAILAR COM A PLAYLIST DA HELENA:
É ASSIM QUE SE FAZ, Ó:
Nenhum comentário:
Postar um comentário